sexta-feira, 25 de março de 2011

Iauretê e No Outro lado do Mar... no Festival de Curitiba 2011


O Grupo de Teatro Palmares Iñaron, a Cia. de Teatro Gente  e a O.I.M - Oficina de Investigação Musical (Bira Reis) representam a Bahia e o nordeste no Festival de Curitiba 2011.


IAURETÊ (Grupo de Teatro Palmares Iñaron) no Soterópolis TVE/BA



No Outro Lado do Mar... (Cia. de Teatro Gente) no Soterópolis TVE/BA



IAURETÊ do Grupo de Teatro Palmares Iñaron e NO OUTRO LADO DO MAR... da Cia. de Teatro Gente apresentam-se nos palcos do Festival de Curitiba 2011. O acontecimento destes dois espetáculos no Festival de Curitiba, que está em sua vigésima edição, parte do encontro de três organizações artísticas determinantes na história e no movimento cultural baiano. A saber, O Grupo de Teatro Palmares Iñaron que comemora seus 33 anos de história com o espetáculo IAURETÊ, a Cia. de Teatro Gente que movimenta o cenário cultural baiano ao passo de uma década e a O.I.M – Oficina de Investigação Musical coordenada pelo Mestre Bira Reis que desenvolve uma pesquisa musical articulada com o estudo de fundamentos étnico-culturais e que têm expressão e reconhecimento internacionais. Esta realização aponta para uma reflexão étnica e cultural inusitada no movimento artístico que permeia o Festival de Curitiba.  Os espetáculos Iauretê e No Outro Lado do Mar... destacam um caminho estético diferenciado, associado a um estudo antropológico que reflete sobre o caráter plural da humanidade, suas diversidades étnicas, culturais, ancestrais e atuais.

O espetáculo IAURETÊ que marca os 33 anos do Grupo de Teatro Palmares Iñaron é uma livre adaptação do conto Meu Tio O Iauaretê de Guimarães Rosa e da obra literária Maíra de Darcy Ribeiro, além de trechos de depoimentos registrados na assembléia de índios realizada em Merurí – Mato Grosso em meados da década de setenta e ainda, textos atuais de denúncias indígenas e  cruza as histórias de dois personagens: Oxim um místico caboclo onceiro interpretado por Victor Kizza (Barrela, Uma Mulher Vestida de Sol)  e Mehín Índio que ganha vida com a interpretação de Maria Janaína (Água que Lava Alma) e revela a ancestralidade e os impactos da civilização nos povos indígenas brasileiros. IAURETÊ é adaptado e dirigido por Lia Spósito (Macunaíma, Cangaço, O Trem Baiano) e ainda conta com a direção musical de Bira Reis e a orientação artística de Antônio Godi. IAURETÊ foi premiado no FIT – Festival Nacional Ipitanga de Teatro na edição 2010 com o Troféu de Melhor Ator para Victor Kizza.

O espetáculo NO OUTRO LADO DO MAR da Cia. de Teatro Gente destaca um olhar apurado sobre as profundezas das cicatrizes deixadas pela guerra civil de Angola refletindo sobre os gêneros humanísticos e universais, sobre o espaço que marca o tempo de morrer e renascer. A idéia do espetáculo NO OUTRO LADO DO MAR parte de um processo de trabalho que teve início com a montagem da peça Amêsa – esta que realizou apresentações e temporadas tanto no Brasil quanto em Angola. Ambos os textos são do escritor angolano José Mena Abrantes, que na ocasião das duas montagens esteve presente e estabeleceu contato direto com a Cia. de Teatro Gente. A diretora Suelma Costa conduziu o processo desenvolvido pelos atores Everton Machado e Ana Maria Soares que desejam levar ao Festival de Curitiba imagens, sentidos e movimentos que apontem para uma reflexão étnico-social e humanística determinante.

O Festival de Curitiba está completando 20 edições e consolida-se como um espaço cultural inusitado para encontros e conexões de artistas e grupos de teatro do Brasil e do exterior. Um espaço marcado, para além das artes cênicas, por linguagens da dança, do circo, intervenções artísticas e multimídias urbanas. Os teatros, as ruas e praças, o centro histórico e as vias diversas da capital paranaense são ocupados, durante todo o período do Festival de Curitiba por produções nacionais e internacionais, atingindo uma média de 2.800 espetáculos para um público estimado de 1,6 milhões de pessoas. Nesta vigésima edição o Festival de Curitiba acontece entre os dias 29 de março e 10 de abril de 2011 e promete superar as estimativas, sendo então, um espaço determinante para se refletir sobre as pluralidades artísticas, culturais, sociais e humanísticas que marcam o nosso tempo. Desta maneira, a realização dos espetáculos IAURETÊ do Grupo de Teatro Palmares Iñaron e NO OUTRO LADO DO MAR da Cia. de Teatro Gente no Festival de Curitiba 2011 marca uma representação indispensável e oportuna de produções teatrais de grupos baianos que acumulam uma experiência determinante na cultura nacional, num evento artístico que promove uma visibilidade internacional.

TEATRO JOSÉ MARIA SANTOS
(Anexo do Teatro Guaíra) Rua 13 de Maio, 655 - Centro - Curitiba/Paraná
Telefone: (41) 3322-7150

IAURETÊ
Grupo de Teatro Palmares Iñaron (Salvador/Bahia)
30/03 Quarta-Feira às 18h
31/03 (duas sessões) Quinta-Feira às 18h e às 21h
01/04 Sexta-Feira às 15h

NO OUTRO LADO DO MAR...
Cia. de Teatro Gente (Salvador/Bahia)
30/03 Quarta-Feira às 21h
31/03 Quinta-Feira às 15h
01/04 Sexta-Feira às 18h
02/04 Sábado às 15h
03/04 Domingo às 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário